Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Localização epicentral do sismo de magnitude 6,4 que afetou a Argentina (Imagem: USGS)
19-01-2021 11:45
Argentina
Sismo de magnitude 6,4 na Argentina

Na noite do dia 18 de janeiro, pelas 23:46 (hora local; às 02:46 de dia 19 de janeiro UTC), a província de San Juan, localizada na parte ocidental da Argentina, foi afetada por um sismo de magnitude 6,4. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o evento localizou-se a 29 km a WSW de Pocito (Argentina) e a 20 km de profundidade.
 
De acordo com o governador de San Juan, as autoridades ainda estão a proceder à análise dos danos, mas refere que afetou estradas e autoestradas da província, algumas habitações em Caucete sofreram danos, tendo mesmo sido necessário evacuar quatro pessoas da cidade de Zonda. Adiantou ainda que os edifícios públicos não sofreram danos estruturais, mas que nalguns hospitais verificou-se a quebra dos vidros. Publicações na rede social Twitter reportam a queda de objetos das prateleiras das lojas, edifícios danificados e fendas numa estrada em San Juan. Até ao momento, não há registo de feridos. Em alguns locais ocorreu o corte de energia de energia elétrica. O Pacific Tsunami Warning Center (PTWC) não emitiu alerta de tsunami.
 
O sismo, que foi sentido até Santiago do Chile, já foi seguido de várias réplicas, as maiores das quais atingiram magnitude 4,9, 5,0 e 5,3.
 


Fontes


USGS
CNN
VOA News

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017
​A chuva torrencial que se tem feito sentir desde a semana passada no centro e norte da Argentina, desencadeou esta terça-feira um movimento de vertente na localidade de Volcán, na província de Jujuy, tendo tirado a vida a pelo menos duas pessoas.   A ocorrência levou o governo local a convocar um comité de emergência para dar apoio aos afetados pela intempérie.   Segundo a coordenadora de emergências da província afetada, Zoe...
terça-feira, 13 de Setembro de 2016
De acordo com uma equipa de investigadores, foi descoberto o que se acredita ser o segundo maior meteorito do mundo, com cerca de 30 toneladas.   A descoberta foi feita no sábado na província de Chaco no norte da Argentina  a cerca de 800 km a NW da capital Buenos Aires.   O meteorito com 30,800 toneladas foi encontrado enterrado numa área chamada Campo del Cielo no município de Gancedo, localidade onde se estima ter ocorrido ...