Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Rui Marques na apresentação pública no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo (Foto: Serviço de Ambiente de Santa Maria)
15-10-2020 14:30
Santa Maria
Presidente da Direção do CIVISA participou nas atividades do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes promovidas pelo Serviço de Ambiente de Santa Maria

​Comemorou-se no passado dia 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (IDDR – Internacional Day for Disaster Reduction). Deliberado pelas Nações Unidas em 1989, era originalmente celebrado na segunda quarta-feira do mês de outubro até que, em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu reconhecer o dia 13 deste mês como a data fixa desta comemoração.

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes pretende chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adotarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos humanos e materiais, diretamente causados pela ocorrência de desastres naturais.  É uma forma de promover uma cultura global de redução dos danos causados por desastres, considerando temas como a prevenção, a mitigação e a preparação para reduzir os riscos.

Neste âmbito, e considerando todos os condicionalismos devido à pandemia da COVID-19 e medidas restritivas adotadas para mitigação do risco de contágio, o Serviço de Ambiente de Santa Maria promoveu a apresentação de três palestras proferidas pelo Doutor Rui Marques, Presidente da Direção do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), subordinadas ao tema: “Os riscos naturais nos Açores. Sinopse sobre o sistema integrado de monitorização implementado na Área de Paisagem Protegida da Baía da Maia (ilha de Santa Maria) para a mitigação do risco de movimentos de vertente”. Foram realizadas duas palestras na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, vocacionadas para a consciencialização dos alunos do 10.º e do 11.º anos de escolaridade, e uma apresentação pública no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.




    Rui Marques a proferir as palestras para os alunos do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Foto: Serviço de Ambiente de Santa Maria).


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas