Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Campo fumarólico da freguesia das Furnas (Foto: IVAR/CIVISA)
06-10-2020 16:20
Furnas, São Miguel
Investigadores do CIVISA realizam trabalho de campo nas Furnas no âmbito do projeto EUROVOLC

​No passado dia 24 de setembro, uma equipa de investigadores do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) realizou uma campanha de amostragem de gases numa das fumarolas do campo fumarólico da freguesia das Furnas, ilha de São Miguel.

A amostragem dos gases seguiu a metodologia de Giggenbach e visa contribuir para a definição de boas práticas na amostragem de gases em áreas hidrotermais (WP5, task 5.1 – EUROVOLC Project). Os gases amostrados foram depois analisados no laboratório de Geoquímica de Gases do CIVISA/IVAR, na Universidade dos Açores.

Várias outras equipas de entidades parceiras do projeto, nomeadamente o IPGP (Guadalupe) e o INGV (Palermo e o Osservatorio Vesuviano) estão a desenvolver atividades semelhantes para posteriormente poder-se comparar os dados.

Futuramente será divulgado um vídeo didático sobre a metodologia de amostragem utilizada no campo fumarólico da freguesia das Furnas.

    
(a) Amostragem direta de gases numa fumarola hidrotermal; (b) Amostragem de gases com recurso ao método de Giggenbach (Fotos: IVAR/CIVISA).

 


Fontes


IVAR/CIVISA
EUROVOLC, @eurovolc, #eurovolc

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas