Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
03-08-2020 12:00
Açores, Itália e Cabo Verde
Projeto MAGAT lançado no IVAR a 1 de agosto

​O projeto MAGAT - “from MAGma to the ATmosphere - uma contribuição para desenvolver a próxima geração de sensores geoquímicos para a monitorização em tempo real do movimento do magma em profundidade” teve o seu início no dia 1 de agosto e trata-se de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O principal objetivo deste projeto passa por contribuir para o desenvolvimento de equipamento geoquímico que forneça informação, em tempo real, sobre a movimentação do magma em profunidade. Para este fim serão testadas uma série de razões entre elementos químicos, medidos quer a partir do gás presente nas rochas, quer dos gases libertados para a atmosfera.

Para atingir estes objetivos serão estudados diversos sistemas vulcânicos que representam distintos estados de atividade e ambientes geodinâmicos, nomeadamente o vulcão Etna (Sicília, Itália) que é palco de atividade eruptiva frequente, e os vulcões quiescentes Fogo (Cabo Verde) e Água de Pau (também conhecido por Fogo, em São Miguel, Açores). No frequentemente ativo vulcão Etna serão testados os parâmetros geoquímicos que melhor respondem a variações do magma em profundidade e, numa fase posterior, as razões geoquímicas serão recalibradas nos vulcões do Fogo e Água de Pau.

Vittorio Zanon, investigador do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, e responsável do projeto, considera o projeto MAGAT um desafio muito ambicioso e aliciante, mas confia na qualidade da motivada equipa de investigação que envolve membros da Itália, França, Portugal e Espanha.

Dadas as condições pandémicas atuais, o encontro inicial do projeto decorreu de forma remota, através de videoconferência, e possibilitou discutir as estratégias de investigação assim como a organização dos trabalhos no contexto atual. O projeto terá uma duração de três anos e a equipa acredita que os resultados obtidos irão contribuir para melhorar as técnicas de monitorização de sistemas vulcânicos, essencialmente no que diz respeito à área da geoquímica.
 
Projeto financiado pela FCT, com referência CIRCNA/OCT/0016/2019.
 


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas