Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem de satélite do vulcão Erta Ale, onde é possível observar a anomalia térmica no lago de lava (Imagem: União Europeia, contendo dados de 2020 do Copernicus Sentinel processados com EO Browser)
19-06-2020 17:40
Etiópia
Erta Ale - lago de lava novamente ativo

​O lago de lava existente na cratera principal do vulcão Erta Ale (a sul), que por sua vez se localiza no interior da caldeira existente no topo do vulcão, está a ser alimentado novamente.
 
Imagens de satélite recentes mostram uma anomalia térmica na cratera, devido à acumulação de lava no novo lago de lava. Não há evidências da emissão de lava a partir das fissuras eruptivas nos flancos sudeste e sul do vulcão, que estiveram ativas durante 2017-2019, o que significa que a erupção que ocorreu lateralmente, naqueles anos, terminou de vez. Assim, e uma vez que a lava não está a ser drenada lateralmente, há condições para que ocorra a acumulação de lava no lago de lava a partir da conduta central.

O Erta Ale é um vulcão em escudo com cerca de 50 km de extensão e uma altura de apenas 600 metros, encontrando-se a sua base abaixo do nível do mar. Localiza-se na designada Depressão Danakil, na região do Afar no nordeste da Etiópia, fazendo parte deste importante segmento do Rift Este Africano.


Fontes


Volcano Discovery

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas