Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
07-02-2020 17:35
Catânia, Sicília, Itália
Investigadoras do CIVISA/IVAR participam em reunião de projeto Europeu sobre Vulcanologia em Catânia

​A segunda reunião anual do projeto EUROVOLC - European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology (projeto europeu financiado pelo H2020) teve lugar em Catânia, Sicília (Itália), e foi organizada pelo Icelandic Meteorological Office (IMO) e pelo Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (INGV).
 
O encontro reuniu cerca de 90 investigadores das áreas da vulcanologia e de gestão de emergência de vários países europeus tais como, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, França, Suíça, Irlanda, Reino Unido e Islândia. As investigadoras Fátima Viveiros e Rita Carmo estiveram a representar o Centro de Informação e Vigilância Simovulcânica dos Açores (CIVISA) e o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).
 
O principal objetivo desta reunião anual passou por apresentar os trabalhos desenvolvidos no segundo ano do projeto, e programar as atividades para o terceiro ano, tendo por vista reforçar a interação entre parceiros europeus, nomeadamente os observatórios vulcanológicos, as instituições de investigação e as entidades de proteção civil.
 
No dia 31 de janeiro foi ainda realizada uma saída de campo ao setor leste do Vulcão Etna, onde foi possível observar vários aspetos relacionados com a geomorfologia, vulcanologia e tectónica, nomeadamente o Valle del Bove, e as estruturas tectónicas que existem naquele flanco do vulcão, nomeadamente as falhas de Pernicana e Fiandaca.
 
O Vulcão Etna tem estado novamente numa fase de grande atividade, com explosões frequentes e emissão de escoadas lávicas ao nível da cratera Voragine. Durante o período em que decorreu o encontro, foi possível observar de Catânia, as explosões mais energéticas.
 
O projeto EUROVOLC tem como objetivo construir uma comunidade vulcanológica europeia integrada e harmonizada, capaz de apoiar, explorar e desenvolver as infraestruturas de investigação nacionais e pan-europeias existentes e resultantes.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas