Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: @rosesweave in Twitter
07-01-2020 16:00
Porto Rico
Porto Rico recupera após sismo de magnitude 6,4

Um sismo de magnitude 6,4 (Richter) atingiu na madrugada de hoje, dia 7 de janeiro, a ilha de Porto Rico. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 04:24 hora local (08:24 hora UTC), localizou-se a cerca de 8 km a S de Indios, 11 km a S de Guayanilla e a 13 km de Yauco, Porto Rico, a aproximadamente 10 km de profundidade.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo provocou o corte da energia elétrica em toda a ilha e casou destruição em muitas localidades. Um homem de 73 anos morreu na cidade de Ponce, após um muro ter caído sobre si. Há registo também de alguns feridos.

As autoridades instaram as pessoas a manter a calma e permanecer em casa, mas muitas dirigiram-se pelos próprios meios para terrenos mais altos, provocando tráfego incomumente pesado em algumas áreas no escuro.

Pacientes do hospital local Damas, alguns deles em cadeiras de rodas, foram evacuados para um estacionamento na cidade de Ponce. Ao regressar ao edifício deu-se uma das maiores réplicas, forçando-os a evacuar novamente.

A Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico relatou danos em uma das suas principais centrais perto do epicentro, no entanto pretendem restaurar a eletricidade em alguns locais ainda hoje, terça-feira.

O evento destruiu também uma das maiores atrações turísticas do município de Guayanilla, a Playa Ventana, uma formação rochosa que dava a sensação de olhar o mar através de uma janela.

Este é o sismo de maior magnitude registado desde o dia 28 de dezembro, integrado numa crise que se regista naquela região desde o final do mês passado. É o segundo dia em que um sismo atinge a mesma região antes do amanhecer, deixando a população assustada com o efeito cumulativo em prédios antigos que podem ser inseguros.


Fontes


USGS
The New York Times
Diário de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas