Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
23-12-2019 09:40
S. Jorge
Investigador do IVAR visita cavidade vulcânica na ilha de S. Jorge com mineral raro

​Na sequência da participação no 56º aniversário da Associação Os Montanheiros, comemorado em S. Jorge, o geólogo e investigador Vittorio Zanon, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), especialista em petrologia, visitou uma cavidade vulcânica na freguesia dos Rosais, onde se identificou um mineral raro, a magnesioferrite (MgFe2O4).
 
Segundo um artigo científico que analisou a magnesioferrite encontrada numa cavidade formada durante a erupção do 2012-2013 do vulcão Tolbachik, na Rússia (Sharygin et al., 2018), este mineral forma-se na sequência de uma reação de gases de elevada temperatura (superior a 800°C) contendo cobre (Cu), iões alcalinos e cloro (Cl), com a rocha basáltica solidificada em forma de estalactites que se encontram comumente no teto das cavidades.
 
Referência: SHARYGIN, V., KAMENETSKY, V., ZHITOVA, L., BELOUSOV, A., ABERSTEINER, A. (2018) - Copper-containing Magnesioferrite in vesicular Trachyandesite in a lava tube from the 2012–2013 eruption of the Tolbachik Volcano, Kamchatka, Russia. MDPI, Minerals, 8, 514.


Fontes


Montanheiros - Núcleo de S. Jorge

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas