Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
11-12-2019 11:00
São Jorge
Investigador do IVAR convidado a proferir conferência em São Jorge no aniversário da Associação "Os Montanheiros"

O investigador do IVAR, Vittorio Zanon foi convidado a proferir uma conferência no dia 7 de dezembro na Associação "Os Montanheiros" – Núcleo de São Jorge.
 
A palestra intitulada “Quando as rochas nos contam a história dos vulcões de São Jorge” foi proferida na Casa do Povo das Manadas, ilha de São Jorge, e teve como foco a reconstrução dos acontecimentos geológicos relacionados com as duas erupções subaéreas que ocorreram na ilha desde o povoamento, em 1580 e 1808, através de um estudo multimetodológico e multianalítico. 

Este estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (projeto MARES: PTDC/GEO-FIQ/1088/2014) foi recentemente publicado numa revista internacional (Journal of Volcanology and Geothermal Research), e permitiu não só cartografar as formas vulcânicas associadas a estas erupções, mas também estabelecer relações parentais entre os magmas emitidos e compreender o percurso dos magmas desde a sua formação até à superfície. Segundo o investigador, estudos desta natureza são relevantes para compreender o risco associado a futuros eventos eruptivos.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas