Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: CNN
26-11-2019 12:00
Albânia
Sismo de magnitude 6,4 causa destruição e mortes na Albânia

Pelo menos 23 pessoas morreram, centenas (325) ficaram feridas e várias continuam desaparecidas após um terramoto ter atingido a Albânia hoje, dia 26 de novembro, causando danos ao longo da costa adriática e na capital Tirana.

De acordo com o European Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo de magnitude 6,4 atingiu a região do mar adriático perto da cidade portuária de Durres na madrugada às 03:54 hora local (02:54 hora UTC), localizou-se a 16 km a NW de Shijak e 34 km a NW de Tirana na Albânia, a aproximadamente 10 km de profundidade. Ao evento principal seguiram-se algumas réplicas,muitas das quais sentidas pela população. As mais energéticas atingiram magnitudes 5,1, 5,3 e 5,4.

As mortes ocorreram em Durres, Thumane, Kurbin e Lexhe, e resultaram do colapso de edifícios, acidentes rodoviários e situações de pânico. De acordo com Endri Fuga, diretor de comunicações do governo Albanês, 600 pessoas receberam assistência médica enquanto que 28 já haviam sido retiradas dos escombros. 

As escolas de três cidades - Durres, Lezhe e Tirana - foram encerradas e os voos do aeroporto de Tirana foram suspensos devido a danos. 

Segundo um porta-voz do primeiro ministro da Albânia, Edi Rama, vários países vizinhos, incluindo Itália e Grécia, estão a ajudar o país nas operações de recuperação, enquanto outros líderes europeus e os Estados Unidos da América também ofereceram o seu auxílio.

A vizinha Bósnia e Herzegovina foi também atingida por um terramoto de magnitude 5,4 na madrugada desta terça-feira. Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos.

A Albânia e a região mais ampla dos Balcãs Ocidentais experienciam atividade sísmica regular. A 21 de setembro um terramoto de magnitude 5,6 atingiu o país, danificando cerca de 500 casas, no entanto sem causar mortes. Em 1963, um forte terramoto atingiu Skopje, capital do Norte da Macedónia, destruindo parte da cidade e causando mais de 100 mortes.


Fontes


EMCS
CNN
The Guardian

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas