Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
04-11-2019 10:45
Washington
Investigadora do IVAR participou em encontro internacional sobre o carbono profundo

Fátima Viveiros, investigadora do IVAR, foi recentemente convidada a participar na conferência “Deep Carbon 2019: Launching the Next Decade of Deep Carbon Science” (Carbono Profundo 2019: lançando a nova década de Ciência sobre o Carbono Profundo), que decorreu em Washington (EUA) entre 24 e 27 de outubro.

Este foi o encontro final de celebração de uma década de estudos integrados sobre o carbono profundo, e financiados pela Fundação americana Alfred Sloan. O DCO – Observatório do Carbono Profundo teve como objetivo ao longo dos últimos anos compreender as formas de carbono existentes em profundidade na Terra, desde o núcleo até à sua libertação da crusta terrestre e uniu esforços de várias áreas de investigação nomeadamente de comunidades científicas associadas à Química, Física, Biologia, Geologia e Vulcanologia.

O encontro contou com a participação de cerca de 300 investigadores, tendo Fátima Viveiros sido a única representante portuguesa; a investigadora foi também um dos 14 jovens investigadores agraciados na última década com o prémio de líder emergente DCO. Adicionalmente, em 2014, foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto de investigação que tinha como objetivo estudar o fluxo de dióxido de carbono (CO2) profundo em algumas áreas da ilha Terceira. Neste encontro a investigadora apresentou um painel sobre os estudos de dióxido de carbono profundo em curso na ilha de São Miguel.

Informações adicionais em: https://deepcarbon.net/deep-carbon-2019



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas