Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Trajetória tempestade tropical Pablo (NOAA)
28-10-2019 11:30
Açores
Passagem da tempestade tropical Pablo nos Açores causa cerca de 12 ocorrências

A tempestade tropical Pablo, que se formou no dia 25 de outubro a sudoeste do arquipélago dos Açores, causou chuvas intensas na região que se fizeram sentir desde o período da manhã do dia 26, as quais levaram ao registo de algumas ocorrências.

De acordo com a nota informativa 18/2019 emitida pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foram registadas 12 ocorrências, 8 das quais inundações em estabelecimentos comerciais e em habitações na Praia e em Santa Cruz na ilha Graciosa. Foram ainda registados alguns movimentos de vertente.

As restantes 4 ocorrências registaram-se na ilha de São Miguel, nomeadamente dois movimentos de vertente no concelho de Ponta Delgada, e duas inundações em habitações nos concelhos da Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. 

As ocorrências registadas foram prontamente resolvidas pelos Bombeiros, em colaboração com a Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações (DROPC), com os Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.

O aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referente à precipitação, vento e agitação marítima para as ilhas do grupo Oriental, e referente apenas a precipitação para as ilhas do grupo Central, estenderam-se até às 06:00 horas locais de domingo.


Fontes


SRPCBA
NOAA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas