Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

 
30-09-2019 15:50
Carnaxide, Portugal
Proteção Civil portuguesa avaliada por pares europeus

​Recentemente decorreu uma missão Peer-Review/Programa de Avaliação por Pares no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. Esta missão contou com uma dezena de peritos de Estados-Membros que estiveram a avaliar os dispositivos de proteção civil nacionais em todo o ciclo da prevenção, preparação e gestão do risco, com especial enfoque nos riscos de incêndios rurais, sismos/tsunamis e acidentes em estabelecimentos com matérias perigosas.
 
O Programa pretendeu facilitar a troca de boas práticas, fortalecer o conhecimento mútuo e providenciar recomendações para a melhoria contínua dos respetivos Sistemas. Desenvolveu-se ao longo de 12 dias e contou com cerca de três dezenas de sessões, as quais se desenrolaram em 5 distritos e envolveram mais de 50 entidades.
 
A investigadora Rita Carmo esteve a representar o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) que juntamente com representantes do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) (este último por videoconferência) participaram na sessão do dia 26 de setembro, nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em Carnaxide, dedicada à “Preparação e prevenção para o risco sísmico na Região Autónoma dos Açores” (Seismic preparedness at Azores Region).


Fontes


ANEPC
IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas