Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Trajetória esperada do furacão Lorenzo (Imagem: Weather Underground)
30-09-2019 11:35
Açores
Furacão Lorenzo continua o seu trajeto em direção aos Açores

​Segundo o comunicado mais recente emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje, dia 30 de setembro, às 09:00 UTC, o furacão Lorenzo – categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se a aproximadamente a 1800 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 20 km/h. Caso se mantenham as previsões da trajetória, o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro.

Assim, o IPMA prevê que no Grupo Ocidental o vento sopre de sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% da rajada máxima ser superior a 200 km/h), a chuva seja por vezes forte, e quanto à agitação marítima, ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima atingir os 25 metros. No Grupo Central, o vento vai soprar de sudoeste com rajadas até 160 km/h, as ondas serão de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima atingir os 22 metros. Para o Grupo Oriental as ondas serão de oeste com altura significativa de 7 a 8 metros, e espera-se vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.

No entanto, o IPMA informa que devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exata e respetiva intensidade com que poderá atingir o arquipélago. Está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias.
 


Fontes


IPMA
Weather Underground
National Hurricane Center

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas