Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
23-09-2019 10:00
Ponta Delgada
IVAR e CIVISA organizam a 3ª edição da Noite Europeia dos Vulcões na Universidade dos Açores

O IVAR e o CIVISA organizam pela 3ª vez consecutiva, na Universidade dos Açores, a “Noite Europeia dos Vulcões” que vai contar com atividades para todas as idades. Este evento pretende essencialmente sensibilizar o público em geral para a temática da Vulcanologia e riscos associados, bem como promover um diálogo aberto entre público e cientistas.

A “Noite Europeia dos Vulcões” é um evento que decorre em simultâneo em várias cidades europeias e conta com cientistas das várias áreas do saber que se debruçam sobre o estudo dos vulcões, desde geólogos, químicos, matemáticos, engenheiros, biólogos e psicólogos.
 
O evento, de entrada livre, vai decorrer no próximo dia 27 de setembro no Edifício do Complexo Científico da Universidade dos Açores a partir das 20:00. O programa tem início com uma palestra da Doutora Rita Marques sobre a sismicidade que ocorre nos sistemas vulcânicos açorianos intitulada “Quando os vulcões tremem”. O evento prevê ainda a realização de várias atividades que incluem a possibilidade de visitar o Centro de Aquisição de Dados do CIVISA, onde chega a informaçãode todas as estações de monitorização instaladas no arquipélago dos Açores, efetuar fotografias “vulcânicas”, avaliar a capacidade respiratória dos participantes e perceber os impactes que os ambientes vulcânicos podem ter na saúde, assim como compreender a aplicabilidade dos produtos vulcânicos no dia-a-dia.

Segundo a organização, será ainda realizada uma atividade “Vamos cantar aos vulcões”, especialmente preparada para o público mais jovem, e uma atividade intitulada “Enfrenta o teu vulcão”, que pretende desafiar os jovens entre os 14 e os 17 anos a testar a sua perceção do risco sobre a área onde vivem.

A “Noite Europeia dos Vulcões” irá finalizar com um momento de convívio entre todos os participantes, que incluirá uma “Prova de águas vulcânicas internacionais”.

A Comissão Organizadora informa que os participantes poderão aceder ao campus da Universidade dos Açores pelo portão sul e estacionar no parque norte.

No dia 28 de setembro irá decorrer uma visita a vulcões da ilha de São Miguel. Esta atividade, que implicava a inscrição prévia devido ao número limitado de lugares disponíveis, será acompanhada por cientistas e pretende mostrar, em ambiente real, alguns dos conceitos discutidos e apreendidos no dia 27 de setembro.

O evento conta com o apoio quer da Universidade dos Açores e é parcialmente financiado pelo Governo Regional dos Açores através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia.
​​


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas