Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Trajetória esperada do furacão Dorian (Imagem: NHC-NOAA)
05-09-2019 11:25
Baamas
Número de vítimas do furacão Dorian sobe para 20

O número de vítimas mortais causadas pela passagem do furacão Dorian nas Baamas subiu para 20, 17 nas ilhas Ábaco e três na ilha de Grande Baama. No entanto, pode ainda aumentar, à medida que prosseguem as operações de resgate.

A força do Dorian, o furacão mais forte registado no arquipélago, fustigou principalmente as ilhas Ábaco e de Grande Baama com ventos que atingiram velocidades de da ordem dos 295 km/h e chuva torrencial. Segundo o primeiro-ministro daquele país, Hubert Minnis, 60% de Marsh Harbour, a principal cidade das ilhas Ábaco ficou destruída. Os ventos fortes e as inundações verificadas destruíram milhares de casas, incapacitaram a atividade de hospitais e deixaram muitas pessoas presas nos sótãos.

Dorian encontra-se agora perto da costa leste dos Estados Unidos da América (E.U.A.), onde ainda não causou vítimas. No entanto, recuperou força e passou a furacão de categoria 3, com ventos até 217 km/h. O olho do furacão está localizado a 170 km a sul de Charleston (Carolina do Sul) e 365 km a SSW de Wilmington (Carolina do Norte), avançando para norte a uma velocidade de 11 km/h. Os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) alertaram para a possibilidade de tempestades fatais na costa dos E.U.A. nos próximos dois dias. Milhões de pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul foram aconselhadas a sair dos locais próximos da costa.


Fontes


NHC
Diário de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas