Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cheias no estado de Assam, Índia (Foto: EPA)
15-07-2019 10:50
Sul da Ásia
Chuvas fortes no sul da Ásia provocam dezenas de mortos

As fortes chuvas devido à época das monções que têm afetado o sul da Ásia, nomeadamente a Índia, o Nepal e o Bangladesh, já provocaram dezenas de mortos e afetaram cerca de um milhão. Aschuvas torrenciais provocaram inundações e desencadearam movimentos de vertente.

No Nepal estão confirmados 65 mortos, 38 feridos e 30 pessoas continuam desaparecidas na sequência das cheias e de movimentos de vertente. Mais de 10 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas habitações. As operações de resgate tê sido prejudicadas pelo mau tempo que continua a fazer-se sentir, que bloqueou estradas principais e destruiu linhas telefónicas. Cerca de 1100 pessoas já foram salvas neste país.

No nordeste da Índia, em particular no estado de Assam, as autoridades falam em pelo menos 14 mortos e mais de um milhão de pessoas afetadas. Centenas de aldeias daquele estado foram afetadas, tendo em algumas delas o nível da água atingido até 2,2 metros de água. Também outros estados do norte e leste da Índia, nomeadamente Meghalaya, Sikkim, Mizoram and Bihar, foram afetados por cheias e escoadas de lama. Em Mizoram, as cheias submergiram 400 casas na pequena aldeia de Tlabung.

No Bangladesh, pelo menos uma dúzia de pessoas, a maioria agricultores de áreas rurais, foi morta por um raio, de acordo com a Associated Press. Também há registo de mortos no campo de refugiados de Rohingya, que se encontra sobrelotado, com cerca de 900 mil refugiados. Um funcionário do Conselho de Desenvolvimento da Água disse que cerca de 40 mil pessoas foram afetadas, tendo muitas ficado com as suas casas submersas.


Fontes


The Guardian
BBC News
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas