Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Centro de Operações de Emergência (COE) do CIVISA
06-07-2019 18:00
Pico
​CIVISA participa no exercício de proteção civil TOURO 2019

O exercício TOURO 2019, o maior organizado anualmente pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), começou ontem, dia 5 de julho, na ilha do Pico, estando envolvidos cerca de 500 participantes com intervenção direta e indireta, entre operacionais, entidades e figurantes.

No âmbito do exercício está a ser testada a eficiência, rapidez e resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil e entidades com especial dever de colaboração, assim como a sua coordenação e desempenho em situações de acidente grave ou catástrofe.

Na edição deste ano será simulada uma crise sismovulcânica no Vulcão do Pico (ilha do Pico), que durará até ao dia 6 de julho. As ocorrências serão conduzidas como se fossem situações reais, com movimentação de meios no terreno durante 24 horas.

Serão simulados pedidos de socorro de cidadãos e situações de habitações destruídas, estradas obstruídas, populações isoladas, evacuações de populações, pessoas desaparecidas e outros acidentes e incidentes que se enquadrem numa situação de sismo.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em colaboração com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), participa ativamente no exercício, dando apoio técnico e científico ao SRPCBA na tomada de decisão. Ao longo do exercício tem sido disponibilizada informação muito diversa, nomeadamente dados provenientes das redes de monitorização permanentes do CIVISA, pontos de situação relativamente à atividade sismovulcânica, resultados de análise macrossísmica de sismos sentidos e produtos da modelação numérica de diferentes perigos geológicos. Foram também enviados técnicos e cientistas para a ilha do Pico.

Participam igualmente no exercício os sete corpos de bombeiros do Grupo Central, as direções regionais da Saúde, da Habitação, das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente, dos Recursos Florestais e dos Assuntos do Mar, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, o Instituto de Segurança Social dos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e a Portos dos Açores.

O exercício envolve ainda as câmaras municipais da Madalena, de São Roque do Pico e das Lajes do Pico, através dos seus serviços de Proteção Civil, o Comando Operacional dos Açores, através dos seus diferentes ramos e valências, bem como a PSP, a GNR, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, associações de radioamadores, a Associação Guias de Portugal, a Junta Regional do Corpo Nacional dos Escuteiros e Escuteiros Marítimos, a Associação de Escoteiros de Portugal e a Capitania do Porto da Horta.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas