Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Lançamento de balão com veículo remoto não pilotado (Foto: IVAR/CIVISA)
01-05-2019 19:00
Ponta Delgada
Investigadores do projeto científico HABAIR estiveram reunidos no IVAR - Universidade dos Açores

​Investigadores do projeto "HABAIR - Innovative High Altitude Balloon for Atlantic Observation: Fostering the Development of a Collaborative Platform for Integrated Aerial and Oceanic Research" estiveram reunidos no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) – Universidade dos Açores, no período entre 23 e 26 de abril, com o objetivo de testar equipamentos e software desenvolvido no âmbito deste projeto. Os principais objetivos deste projeto de inovação prendem-se com o desenvolvimento de instrumentação que possa efetuar medições até 30 km de altitude na atmosfera, tendo potencialidades ao nível da monitorização de diferentes componentes em plumas de vulcões ativos ou inclusivamente efetuar medições em áreas remotas e de difícil acesso.

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem como responsáveis investigadores do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e conta com a participação de investigadores açorianos quer do IVAR – Universidade dos Açores, quer do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os investigadores participantes informaram que os testes iniciais foram um sucesso, tendo sido efetuados dois lançamentos controlados de balão com veículo remoto não pilotado nos dias 24 e 25 de abril. Esta missão teve como objetivo fundamental testar o lançamento e acompanhamento remoto dos instrumentos de forma a possibilitar a sua recuperação. Uma nova campanha está programada para julho de 2019, pretendendo-se, nessa altura, efetuar lançamentos controlados com sensores específicos para efetuar medições de partículas e gases.

 
                             Acompanhamento da trajetória do balão após o seu lançamento (Foto: IVAR/CIVISA)
 

Para mais informações: projeto HABAIR


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas