Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Foto: Presidência do Governo Regional dos Açores, GaCS
29-03-2019 16:45
Angra do Heroísmo
SRPCBA e CIVISA assinam um novo protocolo para a Vigilância Sismovulcânica Permanente da Região Autónoma dos Açores

​Decorreu hoje, pelas 14h00, na Secretaria Regional da Saúde, em Angra do Heroísmo (ilha Terceira), a assinatura do protocolo entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), para a Vigilância Sismovulcânica Permanente da Região Autónoma dos Açores no triénio 2019-2021. O ato foi presidido pelo Secretário Regional da Saúde, Doutor Rui Duarte Gonçalves Luís, tendo estado presentes o Presidente do SRCPBA, Tenente Coronel Carlos Manuel Vicente Neves, e o Presidente da Direção do CIVISA, Doutor Rui Tiago Fernandes Marques.

O protocolo insere-se no âmbito da mitigação e investigação científica de riscos naturais, privilegiando a cooperação técnica e científica no domínio da vulcanologia e dos fenómenos associados, incluindo erupções vulcânicas, atividade sísmica, explosões de vapor, emanações gasosas, movimentos de vertente, cheias, alterações da linha de costa e maremotos, entre outros. O protocolo visa garantir a vigilância sismovulcânica permanente do território da Região Autónoma dos Açores e área submarina envolvente, bem como a assessoria técnico-científica do CIVISA ao SRPCBA.

Segundo o Presidente da Direção do CIVISA, “ao abrigo do presente protocolo, o CIVISA disponibilizará 24 horas por dia, 7 dias por semana, o apoio técnico-científico necessário para a tomada de decisão por parte do SRPCBA, pondo à sua disposição uma equipa multidisciplinar de investigadores e as suas redes de monitorização permanente nas áreas da Geofísica, Geodesia e Geoquímica”. A cooperação entre estas duas entidades abrangerá ainda uma componente de formação e a realização de simulações e exercícios no âmbito dos riscos naturais e da proteção civil.

O Presidente da Direção do CIVISA realçou ainda que” o SRPCBA e o CIVISA deram hoje início a uma nova etapa na colaboração técnico-científica entre as duas entidades, em prol de todos os residentes na Região Autónoma dos Açores e de todos aqueles que visitam o arquipélago.”


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas