Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
14-01-2019 12:00
Ponta Delgada
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Diretor do Air Centre visitam o CIVISA e IVAR

No passado dia 11 de janeiro, no âmbito da sua visita aos Açores por ocasião do projeto Air Centre – Centro Internacional de Investigação do Atlântico, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, inteirando-se das atividades que estas entidades desenvolvem nas áreas da vigilância e monitorização sismovulcânica, da assessoria técnica e científica que presta à proteção civil regional, bem como de todas as áreas de investigação.

A acompanhar o ministro da Ciência, estiveram também presentes o Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, e o Diretor do Air Centre, o espanhol José Joaquín Brito, da Plataforma Oceânica das Canárias. 

O Air Centre é uma rede de cooperação internacional que pretende reunir investigação em áreas como espaço, atmosfera, oceanos, alterações climáticas, energia e processamento de dados, envolvendo o Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe. Países como o Reino Unido e África do Sul participam como países observadores.

A sede definitiva do Air Centre ainda não está definitivamente decidida, contudo analisa-se a hipótese de se localizar nas infraestruturas deixadas livres pela Força Aérea norte-americana na base das Lajes, na ilha Terceira. Deverá iniciar atividade nos próximos meses naquela ilha, com cerca de uma dezena de investigadores. 



Fontes


CIVISA/IVAR
TSF Rádio Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas