Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Destruição causada pela tempestade tropical Usman (Foto: Reuters)
31-12-2018 03:00
Filipinas
Tempestade Usman causa pelo menos 22 mortos nas Filipinas

​Uma tempestade tropical atingiu no passado sábado as Filipinas, causando inundações e movimentos de vertente. Há a registar pelo menos 22 mortos e três desaparecidos, nas regiões de Bicol (no sudeste da ilha de Luzon) e Eastern Visayas. Segundo o porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres, Edgar Posadas, a principal causa das mortes foram os movimentos de vertente.

 

A tempestade tropical Usman entrou nas Filipinas pelo Pacífico e atingiu o continente no sábado, provocando falhas de eletricidade por todo o país e deixando dezenas de milhares de filipinos retidos nos aeroportos e portos. Usman, que viaja para oeste, em direção ao Mar da China Meridional.

 

O país recebe entre 15 e 20 tufões todos os anos durante a estação chuvosa que começa em maio ou junho e termina em novembro ou dezembro, que causam centenas de mortes e agravam ainda mais a pobreza que atinge milhões de pessoas. Em meados de Setembro, no norte do país, mais de 80 pessoas morreram e outras 70 foram dadas como desaparecidas na sequência do tufão Mangkhut, que deixou um rasto de destruição em vários países no Pacífico.

 

Além das chuvas, um sismo de magnitude 7,0 atingiu o país no sábado (dia 29), contudo sem causar vítimas ou estragos. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos E.U.A. alertou sobre uma ameaça de tsunami para partes do Pacífico que estavam mais perto do epicentro. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS) também aconselhou o público a ficar longe da costa. No entanto, tanto o PHIVOLCS como o United States Geological Survey cancelaram os alertas.



Fontes


Público
Último Segundo
Diário de Notícias
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas