Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

As ivestigadoras do IVAR/CIVISA no miradouro da Vereda dos Balcões (Foto: IVAR/CIVISA)
27-11-2018 23:15
Madeira
Investigadoras do IVAR/CIVISA participam na 2ª Reunião Anual de Trabalho do projeto VOLRISKMAC

As investigadoras Catarina Silva e Rita Carmo do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) participaram recentemente na 2ª Reunião Anual de Trabalho do projeto VOLRISKMAC (MAC/3.5b/124), do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020. A referida reunião realizou-se no Funchal, Madeira, entre os dias 21 e 22 de novembro.

 

A reunião contou com a presença dos representantes das várias regiões da Macaronésia parceiras no projeto: Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde; e teve como principais questões a abordar as atividades desenvolvidas no ano transato e o planeamento para o próximo ano, com especial ênfase para o reforço das capacidades de monitorização da atividade vulcânica, a fim de melhorar o sistema de alerta precoce para as erupções vulcânicas e crises sísmicas, bem como a gestão de crises vulcânicas na Macaronésia.

 

Durante a reunião, as investigadoras do IVAR/CIVISA tiveram a oportunidade de apresentar duas comunicações orais sobre os trabalhos desenvolvidos durante este segundo ano de projeto, sendo uma referente à monitorização geoquímica permanente e às análises estatísticas aplicadas às séries temporais de dados obtidas, e outra referente à criação de cenários eruptivos e a exercícios realizados na ilha de S. Miguel, quer com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, quer com o Comando Operacional dos Açores.

 

O evento incluiu ainda uma saída de campo que permitiu visitar vários geossítios da ilha da Madeira como, por exemplo, as Dunas da Prainha, a Prainha, o cone de piroclastos da Nossa Senhora da Piedade, o Miradouro da Ponta do Rosto, a Foz da Ribeira do Faial, e ainda sítios de interesse geológico, como a Vereda dos Balcões e o Pico do Areeiro.

 

         
 

Fotos do grupo na saída de campo: no geossítio das Dunas da Prainha e no miradouro da Vereda dos Balcões.

 



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas