Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Os investigadores do IVAR, o Professor António Ribeiro e a Vice-Reitora da UAc para a Comunicação, Relações Externas e Internacionalização, Doutora Susana Mira Leal, que, gentilmente, cedeu a foto.
25-10-2018 23:00
Horta
Homenagem ao Professor Frederico Machado

No dia 24 de outubro, no auditório do Campus da Horta da Universidade dos Açores, teve lugar uma sessão sobre o legado científico do Professor Doutor Frederico Machado, reconhecido especialista nas áreas da Geologia e da Geofísica, com vasta obra sobre o Arquipélago dos Açores.

 

Integrado no programa que assinalou o centenário do seu nascimento e os 60 Anos do Vulcão dos Capelinhos, o evento foi promovido pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores (UAc) e pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta. Em representação do Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, esteve a Professora Doutora Susana Mira Leal, Vice-Reitora desta academia para a Comunicação, Relações Externas e Internacionalização.

 

A sessão foi organizada em dois temas, o primeiro dos quais dedicado ao contributo científico do Professor Frederico Machado no domínio das Ciências da Terra, que contou com a participação de António Ribeiro, Professor Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, geólogo de renome internacional que integrou a primeira missão à erupção do Vulcão dos Capelinhos, chefiada pelo seu pai, o reputado Geógrafo Orlando Ribeiro, que, nesse período, teve o privilégio de contactar com o Professor Frederico Machado.

 

A investigadora do IVAR Teresa Ferreira expôs o percurso profissional e a visão científica do estimado cidadão faialense, que foram complementados pelo discurso do Professor Henrique Melo Barreiros, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.

 

Na segunda parte da sessão, os investigadores do IVAR Rita Carmo, José Pacheco, Rui Coutinho e Adriano Pimentel, proferiram um conjunto de palestras que revelaram o contributo científico do Professor Frederico Machado no domínio das Ciências da Terra e apresentaram estudos recentes sobre a atividade sísmica e vulcânica nos Açores.

 

As comunicações orais destes investigadores estão listadas em baixo:

  • Rita Carmo - A expressão morfoestrutural do Rift da Terceira;
  • José Pacheco - Para quando a próxima erupção na ilha do Faial?;
  • Rui Coutinho - Impactes de eventos vulcânicos e sísmicos e sua mitigação: os casos da erupção dos Capelinhos e do sismo de 1998;
  • Adriano Pimentel – A última erupção vulcânica nos Açores: o caso peculiar da erupção submarina da Serreta (1998-2001).


Fontes


IVAR/CIVISA
UAc

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas