Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Trajeto esperado para o furacão Leslie (Imagem: NOAA, National Hurricane Center)
12-10-2018 22:40
Madeira
Furacão Leslie avança em direção à Madeira

​O furacão Leslie continua a deslocar-se lentamente para ENE em direção à Madeira, devendo atingir o arquipélago a partir das 7 horas de sábado. São esperados ventos fortes, com 100 km/h e rajadas de 110 km/h, precipitação, trovoada, e ondulação forte, com ondas até 12 metros.

 

O dispositivo de socorro na Região Autónoma da Madeira está em "alerta máximo" devido à aproximação do furacão.

 

A transportadora aérea portuguesa (TAP) antecipou três voos previstos para partirem sábado de manhã da Madeira, e cancelou todos os voos até às 18 horas.

 

Na noite desta sexta-feira, o furacão Leslie encontrava-se a 530 km a sul do arquipélago dos Açores e a 830 km a oeste do arquipélago da Madeira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos da América (National Hurricane Center), o furacão Leslie deve passar a norte do arquipélago da Madeira no sábado, e seguir em direção à Península Ibérica, onde enfraquecerá para ciclone extra-tropical.


Leslie desencadeou o primeiro aviso de tempestade tropical conhecido para a Madeira, e não há nenhuma tempestade tropical conhecida em período histórico em qualquer lugar dentro de 100 milhas daquela ilha. O que passou mais próximo foi o furacão Vince, em 2005. 



Fontes


Observador
Público
NOAA - National Hurricane Center

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas