Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Fonte: National Hurricane Center (NOAA)
11-09-2018 18:15
Açores
Furacão Helene deverá passar pelos Açores no fim-de-semana

O furacão Helene que tem, desde domingo, vindo a ganhar intensidade, prosseguiu a sua trajetória para Oeste, a uma velocidade de 20 km/h, afastando-se então das ilhas de Cabo Verde, nas quais foi desativado o aviso de tempestade tropical.

Neste momento, o furacão Helene dirige-se para o arquipélago dos Açores, devendo atingir a região a partir do próximo sábado, dia 15 de setembro.

De acordo com a nota informativa 5/2018, divulgada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que “às 09:00UTC (hora dos Açores), o centro do FURACÃO HELENE, localizava-se a 2530 km a SSW dos Açores. O ciclone está a deslocar-se para WNW a 22 km/h, devendo nos próximos dias a sua trajetória alterar-se para NNE, pelo que existe a possibilidade do arquipélago dos Açores sofrer a influência desta tempestade a partir do fim do dia de sábado (15 de Setembro). O ciclone era às 09:00UTC, classificado como furacão de categoria 2, com vento médio de 175 km/h”.

Segundo a mesma fonte, nas próximas horas existe a possibilidade do furacão se intensificar, podendo atingir a categoria 3. No entanto, a partir de amanhã, quarta-feira, deverá começar a diminuir de intensidade, e a partir de sexta-feira prevê-se que se classifique como tempestade tropical.

​​​


Fontes


National Hurricane Center (NOAA)
SRPCBA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas