Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
04-09-2018 11:30
Portugal
Sismo de magnitude 4,6 sentido na região Centro e Norte de Portugal

Um sismo de magnitude 4,9 (Richter) atingiu esta manhã a região Centro e Norte de Portugal. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo ocorreu às 06:12 hora UTC (07:12 hora local), localizou-se a cerca de 130 km a Oeste do Cabo Mondego, a cerca de 40 km de profundidade. Foram ainda registadas duas réplicas, com magnitudes 2,6 e 1,7 com epicentro na mesma região.
 
De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) ao longo de toda a costa, desde Viana do Castelo a Leiria, tendo sido sentido ainda com menor intensidade em Vila Real e Viseu.
 
Segundo a mesma fonte, até ao momento não há informação de que o sismo tenha causado danos pessoais ou materiais. 
 
Nas redes sociais é possível também encontrar vários relatos de que o sismo foi sentido em Gaia, Porto, Aveiro, Vila do Conde, Viseu, Coimbra, Leça da Palmeira e Barcelos.
 
O último sismo sentido em Portugal Continental ocorreu a 13 de agosto às 21:57, com magnitude 2,6, próximo de Vila Verde, tendo sido sentido com intensidade máxima III na mesma região.


Fontes


IPMA
Observador

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas