Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

(Foto: SOLARPIX in express.co)
18-07-2018 17:20
Ilhas Baleares
Meteotsunami nas ilhas Baleares causa um morto

Na manhã da passada terça-feira, dia 17, as ilhas baleares foram atingidas por um meteotsunami, tendo causado a inundação de vastas áreas nas ilhas Maiorca e Menorca.

 

A onda com cerca de um metro e meio, também conhecida como meteotsunami, atingiu a cidade portuária de Ciutadella, na costa oeste de Menorca, e Alcudia no norte de Maiorca. Terá também atingido uma estância balnear de Menorca em Port d’Andratx, no sudeste da ilha.

 

Na sequência deste fenómeno, uma pessoa morreu na localidade de Santanyi na ilha de Maiorca. As ondas inundaram praias, restaurantes e estradas, e arrastaram várias embarcações turísticas e não turísticas.

 

O fenómeno também designado de tsunami meteorológico é causado por rápidas mudanças na pressão barométrica, causadas por eventos climáticos que se movem rapidamente, como por exemplo tempestades severas. Neste caso, as ondas podem atingir cerca de 1,80 metros e são geralmente menores do que os tsunamis gerados por eventos sísmicos. De acordo com Agusti Jansà, ex-diretor da agência meteorológica das ilhas Baleares, a velocidade que estas ondas atingem depende da profundidade marítima, podendo atingir uma velocidade média de 100 km/h com profundidades na ordem dos 80 metros. ​



Fontes


Express.co
Jornal de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas