Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: © Ágúst J. Magnússon
17-07-2018 11:40
Islândia
Vulcão Öræfajökull na Islândia mostra sinais de atividade

Após uma série de reuniões com cientistas de várias entidades do Icelandic Meteorological Office (IMO) da University of Iceland e da Iceland Geosurvey, o departamento de proteção civil do país emitiu um novo comunicado do vulcão Öræfajökull, devido à alteração dos níveis normais de referência.
 
O vulcão Öræfajökull, é um vulcão central com uma caldeira subglacial de aproximadamente 4x5 km, dominantemente basáltico e riolítico, localizado no extremo sudeste de Vatnajökull. Com 2119 metros de altura, é considerado o pico mais alto da Islândia e o vulcão com maior volume.
 
De acordo com o alerta, o departamento informa que o vulcão se encontra numa fase de inflação há aproximadamente um ano e meio. A inflação em curso reflete-se pelo aumento da atividade sísmica e do padrão característico de deformação do vulcão.
 
Neste momento, a atividade geotérmica do vulcão Öræfajökull foi avaliada como alta em relação às décadas anteriores. A taxa de deformação do vulcão não demonstra ter vindo a diminuir.
 
De acordo com os especialistas, a inflação no vulcão é provavelmente associada a injeção de novo magma em profundidade. A mudança de volume desde o início da alteração do estado de alerta do vulcão é da ordem de 10 milhões de m3 (cerca de 0,2 m3/s) em comparação à atividade de intrusão em Eyjafjallajökull, alguns anos antes da erupção de 2010.
 
Novas medições de resistividade indicam a presença de rochas geotermicamente alteradas no interior da caldeira, a níveis pouco profundos, consistentes com a atividade geotérmica de alta temperatura intermitente, observada em muitos outros vulcões.
 
O vulcão islandês encontra-se numa fase pré-eruptiva, no entanto, a evolução temporal e a ocorrência de uma erupção é incerta. Apesar disso, o aumento da atividade geotérmica com inundações associadas e libertação de gases é um perigo iminente e um cenário possível.
 
Alguns trabalhos da proteção civil estão em curso, nomeadamente reunir com os especialistas e com a população local e operadores turísticos, divulgar o plano de evacuação de emergência em caso de erupção no vulcão Öræfajökull, bem como preparar um plano de resposta para o caso da ocorrência da erupção vulcânica.


Fontes


IMO
Smithsonian Institution - Global Volcanism Program

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas