Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão La Cumbre, ilha Fernandina (Galápagos), em erupção (Foto: Clima Extremo - Facebook)
18-06-2018 17:05
Ilhas Galápagos
Vulcão La Cumbre, ilhas Galápagos, entra em erupção

No dia 16 de junho, o vulcão La Cumbre, localizado na ilha Fernandina, a terceira maior e mais recente ilha do arquipélago das Ilhas Galápagos (Oceano Pacífico), entrou em erupção, emitindo lava que avança em direção ao mar, vapores e gases vulcânicos que estão a ameaçar a vida selvagem.

 

De acordo com o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, a erupção centrou-se no setor nordeste do vulcão e foi precedida por uma sequência de nove sismos com magnitudes compreendidas entre 2,5 e 4,1.

 

O evento vulcânico foi confirmado pelo Parque Nacional das Galápagos. O diretor do parque, Jorge Carrion, confirmou a inexistência de povoamentos naquela área do arquipélago. Os investigadores informam que estão preocupados com as espécies nativas que vivem na ilha, como iguanas, cobras, cormorões e pinguins. Jorge Carrion adiantou ainda que até ao momento não há evidências de emissão de cinzas ou planos para evacuação de animais.

 

La Cumbre é um vulcão em escudo, sendo o mais ativo do arquipélago das ilhas Galápagos. As erupções anteriores à que decorre atualmente ocorreram em setembro de 2017, abril de 2009, agosto de 2007 e em maio de 2005.



Fontes


Express.co

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas