Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Antes e depois da passagem do ciclone Mekuno por Omã (Foto: MeteoPT.com)
30-05-2018 14:30
Pensínsula Arábica
Ciclone na Península Arábica causa seis mortos e cerca de 40 desaparecidos

​Pelo menos seis pessoas terão perdido a vida, quatro em Omã e duas no Iémen, onde outras 40 continuam desaparecidas, na sequência da passagem do ciclone Mekuno na Península Arábica.


O ciclone atingiu Omã e o Iémen no sábado, estimando-se que em apenas 24 horas choveu o equivalente a três anos (estimativa de cerca de 300 mm, quando um ano equivale a cerca de 90 mm). A ilha de Socotra no Iémen, foi a primeira a ser atingida.


Depois do aeroporto internacional de Salalah, em Omã, ter sido encerrado na passada quinta-feira, já foi reaberto. No passado sábado, o ciclone regrediu para a categoria de tempestade tropical, dirigiu-se para a Arábia Saudita.



O Sultano de Omã, que faz fronteira com o Iémen e com o mar da Arábia, já havia tomado as devidas precauções para o caso do ciclone vir a atingir o país. Na sequência desta informação, na quarta-feira, cerca de 150 famílias foram retiradas do arquipélago iemenita. Este foi o primeiro ciclone deste ano no oceano índico norte.


Fontes


Observador
SIC Notícias
dnoticias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 9 de Janeiro de 2012
Após o relato de um pescador que navegava no Mar Vermelho, um satélite da NASA capturou imagens relativas a uma erupção vulcânica do tipo surtseiano entre o Iémen e a Eritreia. Desta erupção resultou a formação de uma pequena ilha em resultado da acumulação dos produtos vulcânicos emitidos e depositados em torno da cratera. Normalmente estas ilhas de pequena dimensão devido à erosão marítima acabam por desaparecer.   Nos últim...