Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Praia da Ursa (in Observador)
15-03-2018 23:50
Sintra
Desabamento na Praia da Ursa, Sintra, faz um morto e um ferido

Hoje de manhã ocorreu um movimento de vertente na Praia da Ursa, localizada no concelho se Sintra. A ocorrência, do tipo desabamento, provocou um morto e um ferido, ambos estrangeiros. Os dois faziam parte de um grupo de cinco pessoas que estava a acampar no areal junto ao sopé da arriba, confirmou a Autoridade Marítima.
 
As vítimas foram retiradas do local por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa. Os restantes membros do grupo tiveram de receber apoio psicológico numa Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência do INEM e, posteriormente foram transportados para a Proteção Civil de Sintra. No local estiveram ainda equipas dos bombeiros de Almoçageme, da Autoridade Marítima e do Serviço Municipal de Proteção Civil. A operação de resgate foi coordenada pela Capitania do Porto de Cascais.
 
Em declarações prestadas no local à Sic Notícias, o porta-voz da Autoridade Marítima, o comandante Pereira da Fonseca, afirmou que o local é de risco.
 
Poucas horas depois da ocorrência, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu um comunicado a informar que “a praia selvagem da Ursa nunca teve aptidão para o uso balnear, não estando, por conseguinte, classificada, nem como água balnear, nem como praia de banhos”. A APA esclareceu que, por ano, realiza várias vistorias a fim de identificar áreas de risco a sinalizar e, assim, preparar a época balnear. Na sequência das vistorias, a Agência informa as autarquias acerca “dos pontos com a sinalização em falta a colocar nas áreas de risco identificadas, bem como o tipo de placas a utilizar”. A APA adiantou ainda que esteve no local para o registo da ocorrência, designadamente a avaliação das características morfológicas, geométricas e dimensionais da derrocada, bem como dos respetivos mecanismos desencadeantes de natureza externa e interna. Determinaram um volume mobilizado de cerca de 0,5 metros cúbicos.


Fontes


Agência Portugesa do Ambiente
Observador
Público

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas