Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 8 de agosto às 08:06h, intensidade máxima III/IV na freguesia de VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Açores ► Fenómenos Naturais

 
12-02-2018 16:00
S. Miguel
Atividade Sísmica na ilha de S. Miguel (Atualização - 15h30m)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel se mantém acima dos valores de referência.
 
Desde as 23h47m (hora local=UTC-1) foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.
 
De acordo com a informação recolhida foram sentidos até ao momento cerca de 28 eventos, o mais forte dos quais ocorreu às 06h18 (hora local), com magnitude 3,1 (Richter), e foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada. O último evento sentido foi registado às 11h25 (hora local). Na generalidade, os eventos têm sido sentidos numa faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte.
 
Nas últimas horas têm-se verificado uma ligeira tendência de diminuição do número de eventos registados e da sua magnitude.
 
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas