Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Edifício de vários andares em risco de colapsar (Fonte: Reuters in Visão)
07-02-2018 11:00
Taiwan
Sismo de magnitude 6,4 faz colapsar alguns edifícios em Taiwan

​Um sismo de magnitude 6,4 atingiu na noite de ontem, dia 6 de fevereiro, a costa leste de Taiwan. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 15:50 hora UTC (23:50 hora local), localizou-se em terra a 73,2 km a ENE de Puli, a 65,4 km a S de Yilan e a 22,3 km a NNE de Hualien em Taiwan, a cerca de 10 km de profundidade.
 
Deste violento sismo resultou o colapso de quatro edifícios, incluindo um hotel na cidade costeira de Hualien. 
 
As equipas de resgate continuam as buscas por 90 pessoas dadas como desaparecidas, existindo a possibilidade de muitas destas pessoas estarem presas dentro de edifícios que ruíram ou que tenham sofrido danos. Teme-se ainda que 40 destas pessoas estejam presas dentro de um edifício de vários andares em risco de colapsar. De acordo com o ultimo balanço, contabilizam-se cerca de 254 feridos e pelo menos sete mortos. 
 
De acordo com o sismólogo Lee Chyi-tyi, da Universidade Central de Taiwan, nos últimos três dias foram registados mais de 20 eventos sísmicos diários, fazendo com que a ilha entrasse num ciclo sísmico de 100 anos. 
 
Em 1910 a ilha de Taiwan foi atingida por um sismo de magnitude 8,0 ao largo da costa de Yilan, e em 1920 outro com a mesma magnitude ao largo da costa de Hualien.
 
Taiwan localiza-se no designado Anel do Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica. ​


Fontes


USGS
Visão

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas