Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
23-01-2018 10:15
Alasca
Alerta de tsunami após sismo de magnitude 7,9 no Alasca

Um sismo de magnitude 7,9 atingiu na madrugada de hoje, 23 de janeiro, o Alasca. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 09:31 hora UTC (01:31 hora local), localizou-se no Golfo do Alasca a 588,3 km a S de Eagle River, a 578,1 km a S de Anchorage e a 262,1 km a SE de Chiniak no Alasca, a cerca de 25 km de profundidade.

Com base nos dados disponíveis, há a possibilidade deste evento desencadear um tsunami que pode vir a ser destrutivo em algumas áreas costeiras. Assim, o Pacific Tsunami Warning Center emitiu um alerta de tsunami para uma área que inclui o Alasca, o Canadá e toda a costa Oeste dos Estados Unidos da América até ao México, incluindo as ilhas do Havai.

Até ao momento não há relatos imediatos de danos nem de mortos ou feridos resultantes do sismo ou de eventuais ondas.

O Pacific Tsunami Warning Center informou ainda que a primeira localidade provável de ser atingida por ondas de tsunami seria Kodiak no Alasca, passados apenas alguns minutos da ocorrência do sismo.

O Serviço Meteorológico Nacional (National Weather Service - NWS) emitiu vários avisos de alerta de emergência através de mensagens para os telemóveis, em que alertavam para o perigo de tsunami na costa. Pediam à população que evacuasse para um terreno alto ou para o interior. De acordo com o NWS os alertas de tsunami significam que um tsunami com a possibilidade de inundação está a ocorrer ou tem a possibilidade de ocorrer. A primeira onda poderá não ser a maior.



Fontes


USGS
The New York Times
CBS News

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas