Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Grupo de participantes no 13º Workshop Internacional de Gases Vulcânicos - Observatório local do vulcão Tungurahua
13-10-2017 10:00
Equador
Investigadoras do IVAR-CIVISA participam em workshop internacional de gases vulcânicos no Equador

As investigadoras Catarina Silva e Fátima Viveiros participaram recentemente no 13º Workshop Internacional de Gases Vulcânicos da IAVCEI - Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra, o qual contou com 67 participantes de 19 nacionalidades. O evento decorreu no Equador entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro e contou com uma componente de apresentação e discussão dos resultados obtidos nos últimos anos nesta área de investigação, com relevância para a utilização dos gases vulcânicos na monitorização de sistemas vulcânicos e na definição de áreas de risco. As investigadoras apresentaram dois trabalhos sobre emissões de gases vulcânicos na ilha de São Miguel, nomeadamente no que diz respeito à libertação de dióxido de carbono (CO2) e de radão (222Rn), tendo tido oportunidade de discutir os resultados com cientistas de outras regiões vulcânicas que apresentaram estudos complementares. A investigadora Fátima Viveiros foi ainda coautora de uma apresentação em forma de painel sobre a desgaseificação de CO2 no vulcão Ciomadul (Roménia, Europa de Leste).

O workshop incluiu também várias expedições científicas a diferentes sistemas vulcânicos ativos do Equador, tendo sido realizadas medições dos gases emitidos com recurso a tecnologia de ponta desenvolvida para o efeito. As medições efetuadas incluíram desde a deteção de gases vulcânicos em plumas até à quantificação dos gases libertados pelos solos e por nascentes termais. 

As investigadoras do IVAR/CIVISA participaram nos trabalhos de campo com equipamento da Universidade dos Açores e efetuaram medições de fluxo de CO2 e de temperatura do solo nos flancos do vulcão Tungurahua e na caldeira do vulcão Pululahua. Ambos os vulcões são considerados ativos, tendo a última fase eruptiva do vulcão Tungurahua terminado em 2016 após um período de 17 anos consecutivos de erupções vulcânicas. As investigadoras mencionaram a importância deste tipo de trabalho conjunto de forma a compararem técnicas utilizadas por diferentes grupos de trabalho, assim como permite calibrarem as medições efetuadas nos vulcões açorianos.

Fátima Viveiros foi ainda organizadora de uma sessão do workshop sobre "Estudos Multidisciplinares" em parceria com o investigador Tobias Fischer (Universidade do Novo México, Estados Unidos da América). A participação desta investigadora foi suportada pelo projeto MARES, financiado pela Fundação para a Ciência e Tenologia (Ref. TDC/GEO-FIQ/1088/2014). Catarina Silva foi financiada pelo projeto VOLRISKMAC (MAC/3.5b/124), ao abrigo do Programa de Cooperação Territorial INTERREG – MAC 2014-2020.
 


​Trabalhos apresentados em forma de painel:

Indoor Radon (222Rn)  in the volcanic island of S. Miguel (Azores)
Catarina Silva, Fátima Viveiros, Teresa Ferreira, Patrick Allard

Expansion of a fumarolic field at Caldeiras da Ribeira Grande area (S. Miguel, Azores)
Fátima Viveiros, Catarina Silva, Stefano Caliro, Carlo Cardellini, Joana Pacheco, Giovanni Chiodini, Teresa Ferreira, João Luís Gaspar

Ciomadul dormant volcano (Eastern Carpathians, Romania): gas flux and constraints on the origin of gases​​
Boglarka-Mercedesz Kis, Artur Ionescu, Calin Baciu, László Palcsu, Antonio Caracausi, Carlo Cardellini, Fátima Viveiros.

Mais informações: http://www.iavcei-ccvg.org/workshops/          ​

















​​
(Medições de fluxo de CO2 efetuadas pela equipa do IVAR/CIVISA)
 


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas