Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

 
13-10-2017 14:40
 
Dia Internacional para a Redução de Desastres

Comemora-se hoje, 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (IDDR – Internacional Day for Disaster Reduction). Esta data tem como objetivo alertar as nações para a necessidade de adoção de comportamentos e políticas que visem aumentar a capacidade de resiliência face à ocorrência de desastres naturais. É uma forma de promover uma cultura global para a redução de danos causados, tendo como temas a prevenção, a mitigação e a preparação.

O dia comemora a forma como as pessoas e as comunidades por todo o mundo estão a reduzir a sua exposição a desastres e a conscientizar a importância de diminuir os riscos que enfrentam.

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes foi instituído pelas Nações Unidas em 1989. Originalmente era celebrado na segunda quarta-feira do mês de outubro até que, em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu reconhecer o dia 13 deste mês como a data fixa desta comemoração.

A criação em Portugal da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), é uma mais-valia enquanto ponto de convergência de entidades e parceiros cuja experiência e conhecimento técnico sejam úteis na capacidade para lidar com a prevenção e mitigação de riscos de catástrofes e de eventos climáticos extremos.

A edição de 2017 continua como parte da campanha “Sendai Seven - 7 Targets, 7 Years”, uma iniciativa centrada nos sete objetivos do Quadro de Sendai. 

À semelhança de anos anteriores, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove no dia de hoje o exercício nacional “A Terra Treme”. Esta iniciativa procura alertar a população para o risco sísmico, e a importância dos comportamentos simples que os cidadãos devem/podem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. O exercício esteve aberto a qualquer pessoa, de forma individual ou em grupo, em qualquer local, teve a duração de 1 minuto, tempo esse que os participantes foram convidados a executar três simples gestos: Baixar, Proteger e Aguardar. 
 


Fontes


UNISDR
PNRRC

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas