Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Trajetória prevista para o Furacão Ophelia (Imagem: Weather Underground
12-10-2017 09:55
Arquipélago dos Açores
Tempestade Ophelia elevada a categoria de furacão

​Às 21h de ontem, dia 10 de outubro, a tempestade tropical Ophelia subiu de categoria na escala Saffir-Simpson, sendo agora classificada como furacão de categoria 1. Àquela hora o furação localizava-se a 1220 km a SW dos Açores, tendo-se verificado um aumento da intensidade do vento nas horas anteriores, com ventos médios estimados de 120 km/h e rajadas da ordem dos 150 km/h.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ophelia está a mover-se a uma velocidade de 6 km/h para E, com a possibilidade de vir a intensificar-se ainda mais.

Prevê-se que a partir de hoje se desloque para NE e que às 18:00h esta se encontre a aproximadamente 1100 km a sudeste do arquipélago. Caso a atual trajetória de mantenha, espera-se que a partir da tarde de sábado, os efeitos do furacão sejam sentidos nas ilhas de Santa Maria e S. Miguel, com ventos a estenderem-se até 35 km do seu centro.

Relativamente às restantes ilhas do arquipélago, a probabilidade de sofrerem influência deste furacão é reduzida. Este fenómeno deverá atingir a Irlanda na próxima segunda-feira, no entanto já transformado em tempestade tropical. Ao contrário do que se previa nos relatórios anteriores, a costa da Galiza não será afetada.

Este é já o décimo furacão que se forma este ano no Oceano Atlântico.



Fontes


IPMA
NHC
RTP
Weather Underground

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas