Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Passeio pedestre à caldeira das Furnas (Foto: Adriano Pimentel IVAR/CIVISA)
30-09-2017 15:00
Furnas, S. Miguel
Investigadores do IVAR/CIVISA participaram na conferência EGU Galileo "Geoscience for understanding habitability in the solar system and beyond"

Os investigadores Adriano Pimentel, Lucía Moreno e Marion Auxerre do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) participaram recentemente na conferência internacional EGU Galileo "Geoscience for understanding habitability in the solar system and beyond" que se realizou nas Furnas (S. Miguel) entre os dias 25 e 29 de setembro.
 
A conferência, que contou com cerca de 60 investigadores de diferentes nacionalidades, abordou questões fundamentais sobre a habitabilidade planetária, incluindo as condições ambientais capazes de sustentar vida e como as interações entre o interior de um planeta ou lua e a sua atmosfera e superfície afetam a habitabilidade do corpo celeste. A interdisciplinaridade promovida por esta conferência abrangeu diferentes áreas de investigação desde o estudo de exoplanetas até aos organismos extremófilos terrestres, visando reunir cientistas de todas as disciplinas relacionados com a habitabilidade planetária.
 
Este evento incluiu uma excursão geológica ao vulcão do Fogo e uma passeio pedestre de interpretação geológica à caldeira do vulcão das Furnas que foram co-liderados pelo investigador do Adriano Pimentel, e ainda uma visita ao campo fumarólico da freguesia das Furnas co-liderada pela investigadora Lucía Moreno.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas