Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Trajetória prevista para o furacão Maria (Imagem: Weather Underground)
21-09-2017 10:15
Caraíbas
Furacão Maria já provocou 10 mortos nas Caraíbas

O furacão Maria já provocou pelo menos 10 mortos, inundações e avultados danos materiais na sua passagem por algumas ilhas das Caraíbas. Em Porto Rico, a maior parte dos habitantes ficaram sem energia elétrica.

 

Após ter perdido força, quarta-feira (dia 20 de setembro), na passagem por Porto Rico, de onde saiu como furacão de categoria dois (escala de intensidade Saffir-Simpson), voltou hoje a atingir a intensidade três, com ventos de 185 km/h, ao aproximar-se do extremo oriental da República Dominicana.

 

Por volta das 02:00 locais (05:00 nos Açores), o centro do furacão Maria localizava-se a 90 km de Punta Cana e a 380 km a sudeste das ilhas Turcas e Caicos avançando para nordeste a uma velocidade de 15 km/h.

 

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos da América preveem que o ciclone vá ganhar força nas próximas horas e dias. O Maria deve afastar-se hoje de Porto Rico e durante as próximas horas deve aproximar-se da costa norte da República Dominicana, mas sem atingir o território. Mais tarde, deve deslocar-se em direção às ilhas britânicas Turcas e Caicos e as Bahamas, durante a noite de sexta-feira.



Fontes


National Hurricane Center
Weather Underground
RTP
The Telegraph
Imagem de rosto: AP Photo/Carlos Giusti

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas