Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Fonte: IPMA
17-08-2017 11:30
 
Sismo de magnitude 4,3 em Sobral de Monte Agraço sentido em vários distritos

​Um sismo de magnitude 4,3 (Richter) atingiu na manhã de hoje a região Oeste do distrito de Lisboa. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo ocorreu às 07:44 (hora local = UTC+1), localizou-se a quatro quilómetros a ENE de Sobral de Monte Agraço, a cerca de 20 km de profundidade.
 
De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na região de Sobral de Monte Agraço, e com menor intensidade em Lisboa. Segundo Fernando Carrilho, sismólogo do IPMA, o abalo foi sentido em outros distritos do país, como Setúbal ou mesmo Coimbra. 
 
O evento não causou danos pessoais ou materiais, nem originou pedidos de ajuda, adiantaram os bombeiros voluntários de Sobral de Monte Agraço. Daniela Cardoso, bombeira voluntária desta corporação acrescentou que o tremor foi sentido entre cinco a dez segundos.
 
Segundo o IPMA, este foi o terceiro sismo localizado na região de Sobral de Monte Agraço desde terça-feira, tendo sido registados no dia 15 dois eventos com magnitudes 2,9 e 2,5 (Richter), às 11h16 e 11h22, respetivamente.


Fontes


IPMA
Jornal Económico
RTP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas