Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
14-08-2017 13:00
Índia
Monção da Índia: Movimento de vertente arrasta autocarros para ravina

Pelo menos 47 pessoas morreram e algumas continuam desaparecidas desde ontem, dia 13 de agosto, depois de um movimento de vertente, causado pelas chuvas intensas que se têm vindo a registar nos últimos dias, ter atingido dois autocarros no distrito de Mandi, no estado de Himachal Pradesh, região montanhosa do norte da Índia.
 
Os veículos estavam parados para o chá da meia-noite de sábado naquele estado, quando toneladas de material rochoso e lama varreram um troço de estrada a cerca de 200 km da capital do estado, Shimla.
 
As equipas de resgate e o exército chegaram ao local pouco tempo depois, mas debateram-se com dificuldades nomeadamente o terreno escuro e íngreme. Um dos autocarros foi arrastado até 800 metros da encosta íngreme. Até ao momento 47 corpos foram recuperados, no entanto, segundo Krishan Kumar da Força Nacional de Resposta a Desastres, teme-se que mais pessoas possam vir a ser encontradas sem vida. Cinco pessoas foram resgatadas com vida, no entanto com ferimentos graves.
 
Para além das vítimas mortais, várias casas e veículos foram arrastados pela chuva torrencial que atingiu essa mesma região, no sopé dos Himalaias.
 
Os movimentos de vertentes são comuns nestas regiões durante a estação das monções, na qual os ventos sazonais são geralmente associados à alternância entre a estação chuvosa e a estação de seca, que vai de junho a setembro.​


Fontes


BBC
Aljazeera
Reuters

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas