Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Investigadoras do IVAR na cratera “Bocca Nuova”, Vulcão Etna (Foto: IVAR/CIVISA)
31-07-2017 16:00
Sicília, Itália
Investigadoras do IVAR participam na 2ª Escola Internacional de Geoquímica no Vulcão Etna (Itália)

​Três investigadoras do IVAR participaram recentemente na 2ª Escola Internacional de Geoquímica (Etna International Training School of Geochemistry – Science meets Practice) que decorreu no Vulcão Etna, em Itália, entre 24 e 29 de julho. A Escola foi organizada pelo INGV – Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia de Palermo (Itália), tendo Fátima Viveiros sido convidada pelo segundo ano consecutivo a lecionar uma aula teórica sobre emissões difusas de CO2 em ambientes vulcânicos, para além de coordenar atividades de campo que se focaram em  medições de fluxo de CO2 no flanco norte do Vulcão Etna. Segundo a investigadora do IVAR, a presença nesta Escola de Verão não só permite contribuir para a formação da nova geração de geoquímicos, mas também é uma forma de transmitir a investigação de qualidade realizada na Universidade dos Açores e no IVAR num contexto internacional. O programa da Escola foi concebido de forma a permitir aos alunos não só adquirirem formação em diferentes técnicas de geoquímica de gases vulcânicos, mas também aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos num dos vulcões mais ativos do mundo.

 

As investigadores Joana Pacheco e Lucía Moreno participaram como alunas nesta Escola de Verão que contou com 16 alunos de 11 nacionalidades e em diferentes estádios de formação, desde alunos recém-licenciados a investigadores de pós-doutoramento. Segundo as investigadoras, a escola permitiu-lhes consolidar conhecimentos e, essencialmente, aprender técnicas de amostragem durante cenários eruptivos, as quais poderão ser aplicadas nos vulcões açorianos num futuro cenário de reativação de um dos sistemas vulcânicos.

 

A participação das alunas Joana Pacheco e Lucía Moreno foi suportada pelo financiamento atribuído ao IVAR por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

 

Durante esta Escola de Verão, as investigadoras aproveitaram a oportunidade para informar os restantes participantes sobre a Academia IVAR (http://www.cvarg.azores.gov.pt/ensino/Paginas/academia-ivar.aspx), uma oportunidade de estágios fornecida pela Universidade dos Açores em diferentes áreas de monitorização. 



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas