Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Ciência

Universidade de Coimbra
19-07-2017 11:05
Coimbra
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem algoritmo inteligente para evitar inundações em zonas urbanas

Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Engenharia Informática e Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um algoritmo inteligente para mitigar inundações em zonas urbanas.
 
Na prática, a solução, distinguida recentemente com o “Best Paper Award” na quarta conferência Experiment@International, foi desenvolvida para gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, por forma a evitar/mitigar inundações em zonas urbanas, destinando-se ao controlo de caudais em condutas subterrâneas existente para a drenagem das águas provenientes das chuvas.
 
O algoritmo permite, a partir da recolha de dados fornecidos em tempo real por vários udómetros (sensores de precipitação) instalados em diferente pontos geográficos da malha urbana, avaliar a situação e, de forma autónoma, ativar barreiras que controlam o fluxo da água, evitando ou mitigando a ocorrência de inundações.
 
De acordo com o investigador e docente da FCTUC, Alberto Cardoso, dependendo da intensidade de precipitação e do caudal gerado, e considerando a capacidade de retenção do sistema de tubagens existente, é tomada a decisão adequada, sem que seja necessária intervenção humana. Segundo o mesmo investigador, esta ferramenta considera também ambientes naturais envolventes para onde a água pode ser desviada temporariamente. Acentua ainda o facto de ter sido um grande desafio desenvolver este algoritmo, dado o comportamento imprevisível que a água tem.
 
O controlo em tempo real (RTC) de redes de drenagem de águas pluviais é uma temática bastante atual que, como refere a Universidade de Coimbra, tem sido objeto de diversos estudos, entre os quais o projeto europeu Cost Effective Neural Technique for Alleviation of Urban Flood Risk (CENTAUR), que envolve equipas de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC e a empresa Águas de Coimbra (AC).


Fontes


Sapo24
i9 magazine

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas