Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

 
15-07-2017 09:00
Ponta Delgada
IVAR e CIVISA recebem alunos dos 9º, 10º, 11º e 12º anos no âmbito do Verão Jovem na UAc

Nos dias 13 e 14 de julho, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) receberam 7 alunos dos 9º, 10º, 11º e 12º anos inscritos no programa Verão Jovem na Universidade dos Açores (UAc) "Os Cientistas", organizado pela Academia Júnior da UAc.
 
Esta iniciativa, que decorreu entre os dias 10 e 14 de julho de 2017 no campus de Ponta Ponta Delgada, teve como objetivo proporcionar aos alunos oportunidades de observação, análise e exploração científica, tecnológica, cultural e artística, em interação com investigadores e estudantes da UAc.
 
Na sua visita ao IVAR e ao CIVISA, os alunos assistiram no primeiro dia a uma apresentação proferida pela investigadora Rita Carmo, que incidiu sobre o enquadramento geodinâmico dos Açores, focando a sismicidade e vulcanismo históricos da região, o perigo vulcânico a que as ilhas estão sujeitas e sobre as várias técnicas de monitorização utilizadas pelo IVAR/CIVISA na vigilância dos vulcões ativos dos Açores. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de visitar o Centro de Aquisição de Dados (CAD) e o Centro de Operações de Emergência (COE) do CIVISA. A segunda parte do dia foi dirigida ao módulo de Sismologia, em que a investigadora Rita Silva fez uma breve resenha da história da Sismologia, debruçou-se sobre a sismicidade regional e demonstrou os efeitos das ondas sísmicas em diferentes tipos de edifícios, salientando a importância das construções sismo-resistentes.

No segundo dia, 14 de julho, a investigadora Joana Pacheco apresentou do módulo de Geoquímica de Gases que permitiu aos alunos manusear equipamentos e técnicas aplicadas no âmbito da monitorização de gases vulcânicos, nomeadamente no que respeita o fenómeno de desgaseificação difusa, e medir dióxido de carbono e temperatura do solo nos jardins da UAc.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas