Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Chuva no Nordeste (Foto: Facebook 'Nordeste Vem Descobri-lo')
10-05-2017 11:50
Ilhas de São Miguel e Terceira
Chuva intensa nas ilhas dos grupos Central e Oriental causam inundações

​A chuva intensa que se fez sentir ontem, dia 9 de maio, causou alguns estragos no concelho do Nordeste.

O Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para as ilhas do grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria) até às 00:00 de quarta-feira, devido à precipitação.

Igualmente em alerta devido à precipitação, estavam as ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), neste caso sob aviso amarelo. Ambos os grupos estavam em alerta amarelo relativamente à trovoada.

Segundo a mesma fonte, foram registados 52,7 mm acumulados em apenas duas horas na estação do Nordeste, tendo sido elevado para laranja o aviso de precipitação, que anteriormente estaria amarelo, para as ilhas do grupo Oriental, com especial incidência na zona do Nordeste.

De acordo com a Proteção Civil, foi registada no Nordeste uma inundação na parte inferior de uma habitação, localizada na Estrada Regional (Ribeira dos Moinhos), estando a ocorrência já resolvida e a casa habitável. Segundo a Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, alguns agueiros das estradas do Nordeste entupiram. Fotografias divulgadas nas redes sociais mostram também alguns estragos nas estradas, nomeadamente, asfalto danificado, e o caminho de acesso à Fajã do Araújo com alguns prejuízos.

Também na ilha Terceira, duas habitações na Estrada 25 de Abril, na Praia da Vitória, foram alvo de pequenas inundações, entretanto já resolvidas. 



Fontes


Açoriano Oriental
SRPCBA
Governo dos Açores
Facebook

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas