Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Animação das poeiras capturadas em Marte (NASA)
02-03-2017 12:30
Marte
NASA captura imagens de poeiras em Marte

​A National Aeronautics and Space Administration (NASA) divulgou uma imagem em que mostra uma poeira na superfície de marte, o designado Diabo de Poeira (Dust Devils).

Um Diabo de Poeira é um remoinho de vento, que resulta do calor do sol que aquece o solo, resultando em movimentos convergentes do ar que adquiriu o calor do chão. Apresenta algumas semelhanças com um tornado no entanto distingue-se,entre outros aspetos, por ocorrer, em geral, em situações onde não há uma nuvem-mãe associada e por se organizar sempre da base para o topo.

As observações de poeiras em Marte fornecem informações sobre as direções do vento e interações entre a superfície e a atmosfera.

De acordo com a NASA, as imagens foram adquiridas no dia 1 de fevereiro, dentro de um campo de visão mais amplo através do Rover’s Navigation Camera. A área retangular esboçada em preto, foi visualizada várias vezes num intervalo de vários minutos, precisamente para verificar a existência de poeiras. As imagens foram capturadas em pares, com cerca de 12 segundos de intervalo, e com um intervalo de cerca de 90 segundos entre pares. Na animação partilhada pela NASA, o tempo é acelerado e não totalmente proporcional, com contrastes modificados para facilitar a visualização.

A atmosfera marciana é muito diferente da que existe na Terra, sendo cerca de cem vezes mais fina, o que significa que os ventos não sopram com tanta intensidade. Ainda assim, são suficientes para gerar uma poeira marciana. 

O Rover’s Navigation Camera está em Marte desde 2012, e está neste momento a sondar uma montanha que se encontra no interior da cratera Gale. Para além dos Diabos de Poeira, o aparelho está a analisar dunas de areia de modo a saber mais sobre o efeito do vento na triagem de grãos de areia com diferentes composições, o que ajudará a interpretar dunas modernas e arenitos antigos.



Fontes


NASA
Fox News Science
CBS Denver
News 4 JAX

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas