Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Destruição no Cella Bar (Foto:Renato Goular in Facebook Canal FM)
27-02-2017 18:15
Açores
Agravamento do estado do mar nas ilhas do grupo Central causa estragos

​A forte agitação marítima que se faz sentir nas ilhas do grupo Central desde o início da tarde do dia de hoje, 27 de fevereiro, já provocou danos na Madalena, na ilha do Pico, obrigando ao encerramento do Porto comercial. 

 
De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, a ondulação destruiu o museu onde estão em exposição lulas de Malcolm Clarke, bem como o rés-do-chão do Cella Bar, galardoado pela plataforma digital “Archdaily” com o Prémio Edifício do Ano 2016, e considerado o bar mais bonito do mundo. Há relatos da existência de alguns danos na orla costeira da Madalena, em algumas habitações, num estabelecimento comercial, em espaços de lazer e turísticos, bem como do arrasto de alguns barcos de pesca.

 
Devido às condições meteorológicas que se desenvolvem, nomeadamente no estado do mar, o comandante do porto da Horta na ilha do Faial, determinou o fecho a toda a navegação do porto da Madalena. Explica ainda que em causa não está a altura das ondas, mas sim a energia que transportam que, conjugada também com a hora de preia-mar, traduz-se nos estragos visíveis. 

 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta tarde um aviso meteorológico para as ilhas do grupo Central referente à agitação marítima, que se mantém até às 06:00 horas (UTC) de amanhã, 28 de fevereiro.

 
A forte ondulação que se fez sentir de forma imprevista e inusitada ao início da tarde levou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a emitir uma Nota Informativa, na qual encerra ao trânsito algumas estradas como a Rua João Lima Wilton (Madalena do Pico), Avenida do Mar (São Roque do Pico), Avenida Unanime Praiense (Praia do Almoxarife, Horta) e Rua do Mar (Biscoitos, Praia da Vitória).

 
Ainda segundo a Nota Informativa emitida pelo SRPCBA, a Autoridade Marítima está informada para estas ocorrências, estando neste momento a acompanhar o desenrolar da situação. Foram colocados de prevenção também os Corpos de Bombeiros das ilhas do grupo Central, e informados os serviços municipais na área da Proteção Civil.
 


Fontes


SRPCBA
TSF

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas