Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem de satélite do vulcão Erta Ale a 26 de janeiro de 2017 (Imagem: NASA Earth Observatory)
01-02-2017 01:00
Etiópia
Imagem de satélite regista erupção no vulcão Erta Ale

​O vulcão mais ativo da Etiópia, Erta Ale, encontra-se em erupção com a emissão de grandes quantidades de lava.

 

O vulcão tem um lago de lava ativo no interior da caldeira, mas a atividade mais recente foi reportada no seu flanco sudeste. De acordo com relatos divulgados pela Volcano Discovery, abriram-se novas fissuras a 21 de janeiro de 2017, a cerca de 7 quilómetros da caldeira, emitindo grandes quantidades de lava.

 

O fenómeno foi captado no dia 26 de janeiro pelo satélite Landsat 8, operado pela NASA e pelo U.S. Geological Survey. De acordo com o Earth Observatory da NASA, a imagem de satélite mostra pontos quentes infravermelhos que representam dois fluxos de lava distintos. É possível também observar plumas de gases vulcânicos a serem emanados dos lagos de lava.

 

O vulcão Erta Ale é um vulcão em escudo com cerca de 40 km de extensão e uma altura de apenas 600 metros, localizado na cadeia vulcânica de Erta Ale, situada na designada Depressão Danakil, na região do Afar no nordeste da Etiópia. O seu topo está truncado por uma caldeira alongada com 1700 x 600 metros de largura, no interior do qual se encontra o lago de lava. Do ponto de vista geodinâmico encontra-se centrado sobre o Rift Este Africano, na junção tripla entre as placas litosféricas Nubia, Somália e Arábia. A atividade vulcânica da região resulta do facto daquelas três placas se encontrarem a afastar umas das outras.



Fontes


NASA Earth Observatory
Volcano Discovery
Space.com

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas