Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: Emissão de cinzas do vulcão Turrialba em Cartago, a 20 de setembro de 2016.
06-01-2017 17:55
Costa Rica
Costa Rica declara estado de emergência devido à emissão de cinzas do vulcão Turrialba

​A Costa Rica declarou estado de emergência na passada quinta-feira, dia 5, após a emissão constante de cinzas do vulcão Turrialba. 

 
O vulcão Turrialba, que se eleva a 3 432 metros acima do nível do mar, durante vários dias foi palco de erupções contínuas marcadas pela constante emissão de cinzas que, devido ao vento, atingiram a capital, San José, e outras cidades como Heredi, Cartago e Alajuela, lar de um aeroporto internacional. A Comissão Nacional de Emergências (CNE) declarou estado de emergência para San José, que se encontra a cerca de 36 km do vulcão, bem como para outras cidades centrais.

 
De acordo com as autoridades, alguns voos internacionais foram suspensos na quarta-feira, tendo o tráfego aéreo retomado ao normal na quinta-feira.

 
Segundo o Observatório Sismológico e Vulcanológico da Universidade da Costa Rica, foi registado um tremor sísmico, e que está aumentando em intensidade.

 
A CNE aconselhou a população a utilizar óculos de proteção, chapéus e roupas adequadas de proteção no exterior, bem como a lavagem cuidadosa de alguns alimentos colhidos na área.

 
A Costa Rica situa-se no designado Anel do Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica.​


Fontes


PHYS ORG

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


terça-feira, 18 de Abril de 2017
​As autoridades da Costa Rica obrigaram-se a estender no passado domingo, o estado de alerta do vulcão Poás para as comunidades próximas da cratera, encerrando o acesso aos visitantes.   De acordo com a Comissão Nacional de Emergência, na tarde de domingo, o vulcão emitiu uma coluna de gases que atingiu cerca de mil metros acima da cratera, numa erupção que durou aproximadamente 10 minutos.   Esta foi a segunda erupção r...
terça-feira, 31 de Janeiro de 2017
​O vulcão Turrialba, localizado na província de Cartago, na Costa Rica, tem vindo a aumentar a sua atividade desde o fim de semana.     Nas últimas três semanas, e de acordo com a Rede Sísmica da Universidade da Costa Rica (UCR), a atividade no vulcão permaneceu baixa, registando apenas tremores de baixa magnitude. Segundo vulcanólogos da UCR e da Universidade Nacional (UNA), tem-se vindo a registar explosões de vapor, gases...